top of page
IMG_8075.jpg

Ruínas do Mosteiro de São Bento: da praia a história

Atualizado: 10 de nov. de 2022


Muitas das pessoas que visitam Maragogi vem apenas para aproveitar alguns dias relaxantes em nossas lindas praias de águas cristalinas e quentinhas, mas Maragogi não é só praia, é também história e cultura.


Hoje iremos te contar um pouco sobre um dos monumentos mais históricos da cidade de Maragogi.


História da antiga igreja de São Bento

As ruínas do Mosteiro de São Bento localizam-se a 7,6 km de Maragogi, no povoado de São Bento e é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, e como não dizer de Alagoas?


A história da igreja de São Bento começa no início do século XVII, quando o belo prédio foi construído com muito esforço por devotos do padroeiro daquela comunidade, que servia de estadia para religiosos que vinham das cidades de Olinda (PE) e Porto Calvo (AL).

Segundo historiadores, o mosteiro também tinha a finalidade estratégica de proteção contra invasões de piratas, principalmente franceses e holandeses. Dizem ainda que da torre da igreja de São Bento eram enviados sinais com espelhos para a torre da igreja matriz de Porto Calvo. O alerta era dado para o forte que havia na terra de Calabar, que se preparava para enfrentar os corsários.



A antiga igreja de São Bento sempre foi referência para a comunidade pois era lá que ocorriam a maioria das festas alusivas aos santos da igreja, principalmente a São Bento. Muitos fieis participavam de procissões e comemorações no dia do padroeiro, se tornando assim uma tradição dos moradores da cidade e da região.

O templo foi elevado a condição de paróquia do ano de 1718, permanecendo assim até a emancipação política de Maragogi, em 1875.


Com o tempo, a igreja acabou sendo abandonada e por consequência ficando em ruínas. Mas a história do mosteiro de São Bento é passada de geração em geração pela população que jamais esquecerá tudo o que foi vivenciado no local.


Ruínas do mosteiro hoje em dia

Hoje em dia, as ruínas do mosteiro de São Bento tornaram-se uma das principais atrações para quem visita Maragogi e quer conhecer um pouco da nossa história além das praias. Ele se encaixa dentro dos passeios de Buggy Personalizado em Maragogi e também no nosso passeio de Buggy Roteiro dos Milagres.



Como as ruínas se localizam em um monte alto do povoado de São Bento, a vista do lugar é exuberante, podendo-se ter uma visão panorâmica da praia e um lindo cenário para fotos e filmagens.

Conhecer as praias de Maragogi é uma experiência maravilhosa, mas quando juntamos lazer e conhecimento é ainda melhor. Não perde tempo e vem conhecer esse lugar incrível com a gente!

2.936 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page